Programa de Compliance
A Empresa Construtora Brasil SA possui um robusto Programa de Compliance, estruturado através do mapeamento de riscos, o qual estabelece regras, procedimentos, políticas e controles que visam combater atos de corrupção e suborno nas suas relações com terceiros, sejam do setor público ou privado, tudo em conformidade com as melhores práticas de governança e a legislação vigente, em especial a Lei nº 12.846/13, decreto nº 11.129/22, Foreign Corrupt Pratices Act, UK Bribery Act, orientações da CGU, NBR ISO 37001 e NBR ISSO 37301.
O Programa de Compliance da ECB tem por objetivo:
Código de Ética e Conduta Empresarial
A ética empresarial da ECB baseia-se no cumprimento de critérios que promovam os valores, a cultura, o seu modelo de gestão, e o respeito pelos indivíduos e pelos seus direitos.
O Código de Ética e Conduta Empresarial tem por objetivo definir os princípios e regras, de natureza ética e empresarial, que orientam os colaboradores e terceiros, e constituem a base de comportamento que o nosso Grupo exige, consagrando a Missão, os Valores e a Visão que integram a cultura empresarial do Grupo.
Código de Ética e Conduta Empresarial do Fornecedor
Qualidade dos serviços, respeito ao meio ambiente, responsabilidade social, integridade, segurança e saúde no trabalho sempre fizeram parte do plano de gestão estratégica da ECB. E, como parte do nosso compromisso em influenciar positivamente os nossos parceiros e fomentar um ambiente sadio nas relações comerciais, criamos o presente Código de Ética e Conduta do Fornecedor.
Reforçamos a importância dos terceiros, em caso de subcontratações e parcerias, zelarem pela integridade de seus parceiros comerciais, de modo a identificar quaisquer desvios de conduta em relação aos princípios e valores deste Código.
No âmbito de qualquer relação de negócios com a ECB, não é tolerado qualquer conduta e/ou comportamento que vão de encontro aos valores adotados pelo Grupo.
Política Anticorrupção e Suborno
A ECB adotou uma política de tolerância zero em relação à corrupção e ao suborno, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, e proíbe a ocorrência desses atos em qualquer forma, seja diretamente ou através de terceiros, em qualquer lugar onde exerce suas atividades. A ECB reconhece que a sua reputação em termos de integridade é um dos bens mais valiosos e que a corrupção é uma ameaça para os seus negócios e para os seus valores.
A ECB está empenhada em realizar todos os negócios e parcerias com integridade e profissionalismo, de forma justa e honesta, cumprindo com toda a legislação aplicável. Nesse sentido, a ECB desenvolveu essa Política para direcionar o comportamento dos seus colaboradores e parceiros no relacionamento com o Poder público e privado.
Canal de Denúncias
O Canal de Denúncias representa o meio exclusivo e confidencial, disponibilizado pela ECB para a comunicação segura e sigilosa de irregularidades ou práticas não conformes com uma atuação Íntegra, ética e transparente, traduzida no nosso Código de Ética e Conduta Empresarial e suportada pelas nossas normas internas e legislação vigente, em especial a Lei Anticorrupção, Lei nº 12.846/13.
O relato poderá ser efetuado de forma anônima ou identificada por qualquer pessoa. Optando por se identificar, você terá sua identidade preservada e garantida a não retaliação.
Conheça o fluxo do nosso processo de registro, tratamento e apuração das denúncias:
A ECB é associada ao Instituto Ethos e signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, documento que formaliza as boas práticas empresariais que devem ser seguidas pelas empresas para promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção.