Em menção ao Agosto Lilás – campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, uma série de atividades foram realizadas no Projeto Alsub, em São João da Barra/RJ abordando essa temática.
Foram realizados Diálogos Diários de Segurança (DDS) expondo as cinco formas de violência com a mulher: física, psicológica, econômica, sexual e social. O primeiro bate-papo aconteceu no dia 9 de agosto para colaboradores que atuam onshore e outro no dia 16, para a equipe que atua offshore.
A ação foi conduzida pela Técnica em Enfermagem do Trabalho, Maria Santos, que lembrou a história de Maria da Penha, citando trechos do livro “Sobrevivi…posso contar”: “O combate à violência contra a mulher é papel de todos. Essa conscientização envolve homens e mulheres”, ponderou a técnica.
“Apesar de nossas conquistas…ainda costumam dizer que somos inferiores, e isso continua a transparecer em comentários públicos, piadas, letras de músicas, filmes ou peças de publicidade. Dizem que somos más motoristas, que gostamos de ser agredidas, que devemos nos restringir à cozinha, à cama ou às sombras”.
Trecho do livro Sobrevivi…posso contar, de autoria de Maria da Penha